06 julho 2011

Quem veio do Macaco? Você? Nem eu... e nem Darwin!!

Bom, lá estamos nós aqui de novo tratando de mais um assunto polêmico.

Como bióloga e cristã gostaria de fazer alguns esclarecimentos acerca da teoria da evolução das espécies proposta por Charles Darwin. Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que acredito incondicionalmente na BÍBLIA que é a Palavra de Deus. Não vim aqui questioná-la, mas vim questionar a visão que os cristãos possuem sobre as idéias de Darwin. Não estou aqui para defendê-las, vim apenas mostrar a verdade sobre esse assunto que confunde muitas pessoas.

Pra começo de conversa: DARWIN NUNCA (eu disse NUNCA) DISSE QUE O HOMEM VEIO DO MACACO!!! Isso mesmo. Acho que todo mundo já ouviu isso, mas essa é mais uma daquelas mentiras que contadas muitas vezes acabam virando verdade. Minha professora de Evolução na faculdade disse que quem quiser vir do macaco, que venha, mas ela não veio (nem eu!!).
Para que possamos criticar é necessário conhecer. Quando Darwin postulou suas idéias, não tinha o conhecimento que temos hoje a respeito da hereditariedade. Esses conhecimentos foram incorporados aos seus achados gerando a Teoria Sintética da Evolução e tem como um dos seus principais postulados:

“a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Características hereditárias são a expressão gênica de genes que são passados aos descendentes durante a reprodução. Mutações em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de diferenças hereditárias entre organismos. Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferência horizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de deriva genética”.

Resumindo, o que Darwin disse, é que no passado existiu um ser (que não exite mais hoje) que sofreu modificações (hoje conhecidas como as mutações) que podem ter sido aleatórias ou não-aleatórias e que essas modificações levaram a diferenciação desse ser gerando os indivíduos da ordem dos Primatas. 

Outra coisa: Darwin também não disse que essas modificações ocorriam de acordo com o ambiente. A teoria da seleção natural afirma que o organismo que estiver mais bem ADAPTADO ao ambiente em que vive mais, e tem mais chance de ter filhos e passar essas características para seus descendentes que também poderão expressá-las e aumentar a frequência dessa característica na população.

Outra coisa: De onde tiraram que Darwin disse que as plantas e animais tinham raciocínio??? Em 6 meses que eu estudei Evolução eu nunca vi isso. 

Só estou colocando essas coisas para que fiquemos atentos e não falemos por aí qualquer coisa que encontramos na internet ou que nos falem.


A sabedoria deve ser uma marca do cristão!!


Deus abençoe...

Um comentário: