04 abril 2011

Mortos pela GULA!!!

Lendo a história contada no livro de Números a respeito do povo de Israel no deserto, uma passagem em especial me chamou muito atenção.
Quem conhece a história sabe que o povo de Israel passou séculos sendo escravizado no Egito (como diz lá em Ex 1.11 - "Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tarefas pesadas..." v. 14: "Tornaram-lhe a vida amarga, impondo-lhes árdua tarefa de preparar o barro, e fazer tijolos, e executar todo o tipo de trabalho agrícola; em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão.")
Por muito tempo os israelitas clamaram ao Senhor para que saíssem da escravidão. Então Deus levantou Moisés para liderar o povo e levá-lo a terra prometida - Canaã.
Em tudo os israelitas reclamaram, mas em tudo o Senhor supria e NUNCA, nos 40 anos que o povo passou no deserto, eles passaram algum tipo de necessidade. Quando a fome batia, o Senhor fazia cair do céu o MANÁ ("O maná era como semente de coentro e tinha aparência de resina. O povo saía recolhendo o maná nas redondezas, e o moía num moinho manual ou socava-o num pilão; depois cozinhava o maná e com ele fazia bolos. Tinha gosto de bolo amassado com azeite de oliva. Quando o orvalho caía sobre o acampamento à noite, também caía o maná." Nm 11.7-9)
Então o povo que nunca estava satisfeito com nada começou a reclamar:
"Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: "Ah, se tivéssemos carne para comer! Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! " Nm 11.4-9

Aí eu pergunto: valeria a pena voltar para a escravidão no Egito em troca de CARNE???

Você provavelmente vai responder que não. Imagina, por mais que estivessem no deserto, com dificuldades, mas já haviam deixado de ser escravos (e com muita luta - vide livro de Êxodo). Estavam sendo sustentados pelo próprio Deus no deserto e ainda queriam voltar para o Egito só para comer carne?

É queridos, mas na vida cristã, muitos optam por comer carne. Quantas pessoas saíram da presença de Deus porque sentiam falta do que o mundo oferecia? Achavam que eram mais felizes longe da presença de Deus? Achando o maná insuficiente para serem felizes e escolheram voltar e comer carne vermelha e a serem escravos novamente? Se você tiver curiosidade e ler os livros de Êxodo e Números irá perceber que inúmeras vezes o povo fazia essa reclamação "Quem me dera estar ainda no Egito..." e irão perceber também o tamanho da misericórdia de Deus, o tamanho do amor de Deus pelo povo e assim como muitas vezes somos como o povo de Israel - reclamões - assim também podemos perceber que o amor de Deus por nós é  o mesmo. Mesmo com toda a nossa ingratidão, nossas murmurações, Deus não deixa de nos amar e nos mostra isso todos os dias. Esse ano quando trabalhei no Projeto Resgate durante o carnaval, me deparei com situações muito comuns: pessoas que estavam afastadas da presença de Deus, queriam voltar, mas não conseguiam. Isso é a escravidão. Não deixem que as seduções do mundo os levem para morte. 

NÃO SEJAM MORTOS PELA GULA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário