29 maio 2011

Introdução ao entendimento da leitura bíblica e o sacrifício de Jesus

A Bíblia foi escrita por homens que, inspirados por Deus, nos mostra a vontade de Deus e não somente isso, mas quem é Deus, entre outras coisas. Há algumas coisas que você precisa saber antes de iniciar a leitura. Isso tudo que vou colocar aqui é o resultado de leitura bíblica e esclarecimentos feitos pelo Espírito Santo e irá facilitar o entendimento.

Quando Deus criou o homem, Ele queria que o homem vivesse em total comunhão com Ele. Mas no momento em que o pecado (nesse caso da desobediência) de Adão e Eva tornou-se uma realidade na vida do homem, todos nós nos afastamos de Deus porque assim como água e óleo não se misturam Deus não habita onde há pecado porque Ele é Santo a sua simples presença poderia matar o homem (como aconteceu com os filhos de um sacerdote no Antigo Testamento - Levitico 10.1-2)

Mas o amor de Deus é muito grande e Ele não queria que o homem continuasse afastado da sua presença. Ele chamou Abrão (depois chamado de Abraão) para iniciar a linhagem do seu povo conhecido hoje como os judeus. Para esse povo Deus instituiu leis que deveriam ser obedecidas a fim de que o homem pudesse ter acesso ao Senhor. Entre elas estava a lei que instruía um homem do povo escolhido por Deus, o sumo sacerdote, que deveria sacrificar um cordeiro para que os pecados desse povo fossem anulados, ou seja o homem não tinha livre acesso a Deus mas era necessário que um mediador levasse seus pecados a Deus para que fossem salvos.

Então Deus, através dos profetas (principalmente Isaías) profetizou a vinda do Messias aquele que morreria de uma vez por todas pelos pecados (Isaías 53.4-12) esse é JESUS CRISTO. 



“No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo.
Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu. 
Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã. Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo. Foi enterrado ao lado de criminosos, foi sepultado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira.”
O SENHOR Deus diz: “Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e por isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo. Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; por causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados. Por isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua própria vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.”  Isaías 53.4-12 (NTLH)



O seu sacrifício na cruz serviu para aniquilar os pecados do homem de uma vez por todas (daí vem a expressão Cordeiro de Deus). A partir desse momento o homem passou a ter livre acesso ao Pai, e no momento em que Deus olha para o homem, já não o vê como nós todos realmente somos, como pecadores, mas ele vê a cruz de Jesus que nos redimiu de todo o pecado.
O povo judeu até hoje não aceita o sacrifício de Jesus e ainda esperam o Messias como foi profetizado por Deus. Mas todo aquele que aceita o sacrifício de Jesus tem seus pecados perdoados.

Isso pode ser demonstrado em Romanos 3.22-24: "Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de DeusMas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva." (NTLH)



Nada Além do Sangue
Fernandinho
Composição : Matt Redman

Teu Sangue leva-me além 
A todas as alturas 
Onde ouço a Tua voz 
Fala de Tua justiça pela minha vida 
Jesus, este é o Teu Sangue
Tua cruz mostra a Tua graça 
Fala do amor do Pai 
Que prepara para nós 
Um caminho para Ele 
Onde posso me achegar 
Somente pelo sangue
Refrão:

Que nos lava dos pecados 
E nos traz restauração 
Nada além do sangue 
Nada além do sangue 
De Jesus

Que nos faz brancos como a neve 
Aceitos como amigos de Deus 
Nada além do sangue 
Nada além do sangue 
De Jesus

Eu sou livre, eu sou livre 
Nada além do sangue 
Nada além do sangue 
De Jesus

Alvo mais que a neve 
Alvo mais que a neve 
Sim, neste sangue lavado 
Mais alvo que a neve serei


Deus abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário