05 agosto 2010

Como surge o pecado?

É importante conhecer a estratégia de um inimigo durante uma batalha. Na batalha espiritual não é diferente.

Uma coisa que me chamou atenção durante a leitura de Gêneses lá no pecado original, foi o modo de agir do inimigo durante a tentação. Percebe-se que essa estratégia não sofreu muitas modificações ao longo do tempo... 

A leitura está em Gn 3.1-6:

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

Chama a atenção a forma de abordagem de Satanás...

1. Perversão da ordem do Senhor: "Não comereis de toda árvore do jardim?" será que ele não sabia qual era a verdadeira ordem do Senhor? Claro que sim! É como ainda podemos perceber hoje em dia, algumas pessoas tem umas idéias absurdas de que os cristão são tolhidos de fazer determinadas coisas, quem não já ouviu que "crente não pode fazer nada?"

2. Mentira: Ilusão de que, ao comer o fruto, não morreriam como Deus havia dito. Certamente não morrerão! Fazer do pecado um não-pecado é a melhor estratégia de satanás. Além disse fez com que Eva acreditasse que poderia ser igual a Deus. "no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal"

Quando as palavras de satanás entraram no coração de Eva, ela viu que "a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento" Ai vem a pergunta: Eva já não via a árvore todos os dias no jardim? Por que apenas ao conversar com a serpente ela viu que o fruto era "atraente aos olhos e agradável ao paladar"? O pecado tornou-se atraente porque a sua semente foi plantada no coração de Eva. O pecado é uma manifestação do que se acha no coração, é lá que ele nasce... satanás planta o pecado e espera que o homem o faça crescer...





Mas o Senhor é MARAVILHOSO!!!!

O sacrifício de Jesus nos tornou livres do pecado (Rm 6.6-7) e nos fez vencer o Maligno (1 Jo 2.14) e o pecado não tem mais domínio sobre nós!! 

Só Jesus é o nosso elo pois o pecado nos separa de Deus mas o sacrifício dos deu livre acesso ao Pai!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário